Biomas brasileiros



A combinação de todos os elementos naturais como: vegetação, relevo, solo, rios e clima, principalmente da formação vegetal e o conjunto de vidas vegetais e animais existentes numa porção do espaço geográfico, recebe o nome de bioma.

Observe no mapa a seguir a classificação e abrangência dos biomas existentes no território brasileiro, e também qual bioma está presente no estado do Paraná.


Mapa dos biomas brasileiros


 Mapa dos biomas brasileiros

Mapa dos biomas brasileiros



Vamos conhecer um pouco da biodiversidade desses grandes biomas.


Floresta Amazônica: a floresta tropical é constituída de árvores de grande porte e bem próximas umas das outras. O clima é quente e úmido. Essa floresta abriga uma enorme diversidade de animais e espécies vegetais. Está presente na região Norte, nos estados de Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.


Floresta Amazônica


 Floresta Amazônica:

Floresta Amazônica




Cerrado: abrange os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, e parte de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão. Esse grande bioma tem sido alterado intensamente por conta de atividades agropecuárias na região.

A vegetação é de árvores baixas e esparsas com troncos retorcidos e cascas grossas com raízes profundas que lhes permitem atingir o lençol freático, pois a região tem pouca umidade, com um período de seca e outro de chuvas. Os animais que vivem nesse bioma são de médio porte, como anta, cervo, onça-pintada, lobo-guará.


Cerrado


 Cerrado

Cerrado




Caatinga: bioma predominante do sertão nordestino. A vegetação é composta de plantas que resistem à falta de água prolongada, como o facheiro, xiquexique, mandacaru. Mesmo com pouca água, muitas espécies animais vivem nesse bioma, como veado-catingueiro, preá, tatupeba, asa-branca.


Caatinga


 Caatinga

Caatinga




Pantanal: vegetação que recobre as planícies do rio Paraguai e que possui variedade de plantas. A vida animal é rica em espécies, como jacarés, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), onça, macaco-prego, veado-campeiro, cervo-do-pantanal, tatu, tamanduá, cobras (jiboia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, tuiuiú).


Pantanal


 Pantanal

Pantanal




Pampas: vegetação rasteira de gramíneas, muito utilizada como pastagens naturais no Rio Grande do Sul.


Pampas


 Pampas

Pampas




Mata Atlântica: floresta que recobria toda a costa brasileira. Foi o primeiro bioma a ser explorado pelos colonizadores com a retirada do pau-brasil, e que continuou a ser desmatado com a ocupação humana. Hoje, pouco restou da mata nativa. A floresta é fechada com árvores de porte médio e alto. A vida animal é diversa, com espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.


Mata Atlântica


 Mata Atlântica:

Mata Atlântica








 Biomas brasileiros - Paraná

Conteúdo correspondente: